Nosso Município precisa de você. Venha fazer parte, comente, sobre as coisas que nos dão orgulho e as que nos entristecem ! ! !

Vai ficar como os outros de papo para o ar? Lendo notícias "pagas" nos jornais? Você que fazer parte desta comunidade? Quer mostrar a realidade de seu bairro aqui? Enviar fotos do nosso Município? Então, está esperando o que? Venha, seja um "REPORTER VIRTUAL", mande-nos suas informações e elas passarão a fazer parte desta página, participe, dê sua contribuição, seja você mais uma voz a clamar pela divulgação da verdade da população Araruamense!
  • Clik aqui e fale conosco.
  • Lagoa de Araruama volta a dar sinal de vida


    RIO - Uma das primeiras paisagens vistas por quem chega à Região dos Lagos, a bela Lagoa de Araruama sai de um período sombrio de sua história, como mostra reportagem publicada no jornal "O Globo". Até 2006, não era preciso chegar muito perto para sentir os efeitos da degradação: bastava passar de carro pela RJ-106 para constatar a cor escura da lagoa, bem diferente das suas características originais, e o mau cheiro. Mas, há dois anos, esse cenário vem mudando, reflexo do funcionamento de quatro novas estações de tratamento de esgoto (ETEs) e a abertura, pela Superintendência estadual de Rios e Lagoas (Serla), do canal de Itajuru, que faz a ligação com o mar.
    Moradores estão animados com a volta do camarãoAntes da pressão pela construção das ETEs, inauguradas a partir de 2005 pelas concessionárias Prolagos (em Iguaba Grande, São Pedro D´Aldeia e Cabo Frio), e pela Águas de Juturnaíba (em Araruama), todo o esgoto desses municípios, que somam 356.082 habitantes, ia diretamente para a lagoa. Hoje, cerca de 65% da carga, ou 600 litros por segundo, são tratados, e a lagoa retoma, aos poucos, a cor azul esverdeada e a fauna que haviam desaparecido.- O maior problema do esgoto é que a lama tem alta carga de fósforo e nitrogênio, que são alimentos para algas. Estas são responsáveis pela cor escura da água e, em decomposição, geravam o mau cheiro que era comum na lagoa- explica o presidente da Serla, Luiz Firmino Martins Pereira.Além das águas mais claras, a prova da revitalização do ecossistema são os índices sobre a qualidade da lagoa monitorados mensalmente pela Serla, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estácio de Sá e pescadores: os níveis de fósforo, que até 2006 atingiam a marca de 0,80 miligrama por litro, sofreram redução drástica, chegando a 0,03 em novembro do ano passado; já o nível de nitrogênio, que chegou a atingir de 4 a 9 miligramas por litro em meados de 2006, vem se estabilizando desde novembro de 2007 em 1 miligrama por litro.

    ( 080607 - Publicada em 07/06/2008 às 17h43m - O Globo Online )

    0 comentários:

     

    Nossa Bandeira

    Nossa Bandeira

    GOSTOU?

    CLIMA

    HINO DE ARARUAMA

    Araruama, tens paisagens tão lindas
    Araruama, tens belezas infindas
    Araruama, o teu sol que seduz
    Sob o teu céu que é o mais estrelado
    Se formam noites azuis.
    Os teus lagos de águas dolentes
    Prateados de raro esplendor
    Dão otimismo aos indiferentes
    E o ambiente para o amor.

    INFORMAÇÕES DA CIDADE

    Experience

    O Que Araruama Precisa Mais.
    Melhor Atendimento Hospitalar.
    Mais Escolas.
    Calçamento nas Ruas.
    Mais Iluminação Pública.
    Melhor Colheta de Lixo.
    Mais Segurança.
    Mais Lazer.
    Todas as Opções.
    Votar
    resultado parcial...

    Você acha que, nosso politicos são...
    Ótimos
    Bons
    Regulares
    Fracos
    Péssimos
    Votar
    resultado parcial...

    Follow by Email

    Followers

    Features-Content

    NIVER